PRÉ-DIABETES

Você está visualizando atualmente PRÉ-DIABETES

Pré-diabetes e diabetes são condições nas quais a glicose (açúcar) não é metabolizada normalmente, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue. A causa desse metabolismo anormal do açúcar é um problema com a insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a regular o nível de açúcar.
No diabetes tipo 2, o corpo para de responder adequadamente à insulina (resistência à insulina) e, eventualmente, o pâncreas para de produzir insulina suficiente.
Pré-diabetes significa que uma pessoa tem um nível de açúcar no sangue superior ao normal, mas ainda não na faixa do que é considerado diabetes. O pré-diabetes aumenta o risco de desenvolver diabetes, mas nem sempre evolui para diabetes. Exercícios, uma dieta saudável e perda de peso, se você estiver com sobrepeso ou obeso, são formas eficazes de prevenir o diabetes.
Os fatores de risco para o desenvolvimento de pré-diabetes e diabetes incluem excesso de peso ou obesidade, idade avançada e membros da família com diabetes.
Os sintomas de diabetes resultam de um alto nível de açúcar no sangue e incluem muita sede e urinar com mais frequência. Com o tempo, o diabetes pode causar doenças cardiovasculares, renais e cegueira.
Além das mudanças no estilo de vida, o diabetes pode ser tratado com uma variedade de medicamentos, incluindo comprimidos e injeções (que incluem injeções de insulina e de não insulina).
Como saber se tenho pré-diabetes?
O diagnóstico de pré-diabetes e diabetes é feito verificando o nível de açúcar no sangue. Existem vários testes laboratoriais que podem ser usados para avaliar o açúcar no sangue, incluindo medição de glicose em jejum, medição de hemoglobina A1C e um teste de tolerância à glicose oral. Todos os adultos com idade entre 35 a 70 anos, exceto as grávidas, devem realizar esses exames.
O objetivo do diagnóstico precoce de pré-diabetes e diabetes é identificar e tratar essas condições mais cedo, e não mais tarde, para prevenir a progressão da doença e resultados adversos, como infarto do miocárdio, AVC (derrame), doença renal, visão prejudicada e morte.
Embora haja evidências diretas limitadas de que o rastreamento de pré-diabetes e diabetes melhore os resultados de saúde, há boas evidências diretas de que as intervenções para diabetes recém-diagnosticado têm um benefício moderado na redução da mortalidade por todas as causas, mortalidade relacionada ao diabetes e risco de ataque cardíaco após 10 a 20 anos de intervenção.
Além disso, há evidências convincentes de que as intervenções no estilo de vida, como dieta e exercícios em pessoas com pré-diabetes, reduzem a progressão para diabetes tipo 2. Então, se você ainda não fez seus exames de check-up este ano, marque uma consulta com seu médico.
Texto modificado de uma publicação no JAMA:
JAMA. 2021; 326 (8): 778.