Por ser uma atividade de baixo impacto, com pouco uso de aparelhos, o pilates é indicado para todas as pessoas, inclusive crianças, gestantes, pessoas com deficiência física ou com necessidades especiais.
O acompanhamento de um profissional especializado garante os benefícios do pilates para o corpo e a mente. Os exercícios podem ser feitos com o auxílio de aparelhos ou apenas com o peso do corpo. Por precisar focar na respiração durante os movimentos, o pilates também ajuda na redução do estresse.
Benefícios do Pilates
1) Fortalecimento muscular
Durante os exercícios do pilates, a contração e a força dos músculos são muito bem trabalhadas. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, o que contribui para o ganho de força muscular.
2) Melhora dos problemas respiratórios
Os movimentos exigem que o indivíduo foque na respiração, melhorando a função de todo o sistema cardiorrespiratório. Com a recorrência da atividade, problemas de respiração conseguem ser amenizados.
3) Alívio do estresse, ansiedade e depressão
Os benefícios do pilates não estão ligados apenas ao físico, mas também à mente. Por precisar focar na respiração durante os movimentos, o praticante concentra os pensamentos no presente e obtém maior relaxamento, inibindo os efeitos do estresse, da ansiedade e da depressão.
4) Aumento da flexibilidade
Durante a prática, são feitos muitos movimentos com equilíbrio e postura, que ajudam a aumentar a flexibilidade do corpo.
5) Correção de problemas posturais
O pilates ajuda a correção de problemas corporais, principalmente para quem tem postura incorreta. Contribui também para a diminuição de dores.
6) Promoção do relaxamento, bem-estar e autoestima
O ganho de força, os exercícios de respiração e a melhora da postura contribuem para o bem-estar geral e também para a autoestima. Após os exercícios de pilates, o praticante se sente mais confiante, equilibrado e saudável.
7) Maior mobilidade para as articulações
Esse benefício é ideal para os idosos. Como os exercícios são de baixo impacto, há menos risco de lesões. Os exercícios fortalecem as articulações e, consequentemente, diminuem o risco de quedas.