Homeopatia: O que é? Como são os medicamentos? Saiba mais

Você está visualizando atualmente Homeopatia: O que é? Como são os medicamentos? Saiba mais

O que é Homeopatia?

É uma técnica científica e terapêutica que visa o processo de saúde nas esferas física, emocional e mental, por meio do estímulo natural e fisiológico do organismo.

A homeopatia foi criada pelo médico alemão formado em medicina convencional, Samuel Hahnemann, com o objetivo de reestabelecer a saúde física, emocional e mental, de forma individual, sem a necessidade de utilizar medicamentos químicos que possam provocar efeitos colaterais, pois tem como princípio fundamental que a saúde depende do equilíbrio da energia vital, e sua desarmonia pode levar ao adoecimento.

Desta forma, a homeopatia tem como foco a pessoa como um todo e não a doença.

Como são os medicamentos homeopáticos?

Os medicamentos podem ser de origem vegetal, animal, mineral e biológico.

O que podemos tratar na homeopatia?

A homeopatia trata várias doenças físicas, mentais e emocionais. Geralmente, o medicamento é indicado para tratar doenças ginecológicas, respiratórias, gastrointestinais, dermatológicas, alérgicas e também psicológicas como déficit de atenção, ansiedade, medos, fobias, insônia. E também aumenta a imunidade.

É recomendada uma intervenção antes que a doença se instale, por isso, os primeiros sintomas não podem ser negligenciados. Caso a doença já esteja crônica, o homeopata busca, através dos medicamentos, um alívio decorrente da diminuição dos sintomas.

Para que o organismo se harmonize novamente, além do tratamento homeopático, será necessária uma mudança de hábitos do paciente, incluindo uma dieta saudável e exercícios físicos, possibilitando assim uma melhora do quadro em geral.

Por que precisamos nos tratar com homeopatia?

Na consulta com um homeopata, além da avaliação dos sintomas, histórico familiar e exames que ajudem a identificar um diagnóstico, o médico também vai avaliar de que forma os sintomas estão afetando o dia a dia, quais as queixas, sensações e reações emocionais, fatos marcantes da vida e como afetaram a pessoa.

Cada indivíduo é único, possui característica próprias. Por exemplo, há pessoas que sentem menos dores se movimentando e outras ficando paradas. Outras têm suas dores agravadas quando o tempo esfria.

O tratamento homeopático trata a pessoa e não a doença. Considera a forma com que o indivíduo vivencia os sintomas, as sensações que possui, conduzindo assim o homeopata à escolha adequada do medicamento.

A homeopatia proporciona muitos benefícios:

  • Restabelecimento do equilíbrio orgânico;
  • Redução de efeitos colaterais;
  • Redução da agressividade de tratamento;
  • Prevenção de novas doenças ou sua reincidência;
  • Redução de gastos com o tratamento.