Cardiologia

Você está visualizando atualmente Cardiologia

O médico cardiologista zela pelo bom funcionamento do sistema cardiovascular, que é representado pelo coração e pelos vasos sanguíneos (artérias e veias). Vários são os sintomas que fazem com que alguém procure um cardiologista, como por exemplo: falta de ar, dor no peito, cansaço, palpitação, tontura. Histórico de familiares com doenças cardíacas (hipertensão, diabetes e infarto) também é uma importante indicação para uma consulta com cardiologista.
Através da história clínica, pesquisa do estilo de vida e do exame físico, o cardiologista é capaz de auxiliar na identificação e tratamento de doenças que podem afligir o sistema cardiovascular. Muitas vezes exames complementares são necessários, como exames laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiograma, MAPA, holter, teste ergométrico, entre outros.
As doenças mais comumente tratadas por este profissional são: hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, angina, diabetes, dislipidemias, doenças das valvas cardíacas e doenças cardíacas congênitas.
De acordo com uma publicação do Conselho Federal de Medicina e da Universidade de São Paulo, de 2020, há no Brasil 17.802 cardiologistas.

Cardiologia