OSTEOPOROSE

Você está visualizando atualmente OSTEOPOROSE

Dra. Bruna Nakano (endocrinologista) | CRM 148.077

Neste mês iremos conversar um pouco sobre a osteoporose, uma doença muito prevalente, principalmente nas pessoas mais maduras.
A osteoporose é uma doença que acomete os ossos. Ela aparece principalmente nas mulheres após menopausa e nos homens depois dos 70 anos, mas em alguns casos particulares pode ocorrer também uma baixa massa óssea em pessoas mais jovens.
Com a longevidade, esta doença se apresenta cada vez mais prevalente e necessita de atenção, pois pode gerar diversos problemas durante a vida.
É uma doença que causa fragilidade óssea levando a uma chance maior de fraturas em diversas regiões do corpo e, com isso, pode fazer com que o indivíduo se apresente com muitas limitações de mobilidade e dor, podendo, inclusive, deixá-lo acamado por tempo indeterminado.
E como podemos fazer para prevenir tal doença?
É necessário que, durante a vida toda, tenhamos uma boa ingesta de alimentos que contenham cálcio na sua composição, para manter os ossos fortes e também níveis adequados de vitamina D (relacionados a cada idade), que podem ser mantidos tanto com ingestão de suplementos, quanto com exposição solar por períodos adequados e sempre com orientação médica.
O tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas também estão envolvidos no desenvolvimento da osteoporose, por isso o ideal seria cessar ambos. Além disso, podemos também manter uma rotina de exercícios físicos que ajudam a estimular os ossos a se manterem fortes durante toda a vida.
E como fazemos este diagnóstico? O melhor exame para diagnóstico é a densitometria óssea, que deve ser indicada aos pacientes que possuem maior risco para fragilidade óssea e deve sempre ser indicada pelo seu médico.
Muitas vezes, após esse diagnóstico, precisamos investigar as causas. É neste momento que entram alguns exames de sangue e urina para melhor acompanhamento.
O tratamento deve ser realizado por um médico, onde cabem diversas orientações, mudança de estilo de vida, suplementação de vitaminas e também medicação.
Aproveite a campanha que o Círculo Saúde está promovendo e avalie a prevenção, investigação e, se necessário, tratamento.